segunda-feira, 25 de maio de 2009

OLHAR COM A ALMA


Cristiane Prazeres *

Muitas vezes vemos as coisas, mas não olhamos com a alma, vemos situações, mas não achamos que ela faz parte de alguma etapa da nossa vida. Mas será? Somos feitos de energia, matéria, átomos, estamos a todo instante interligados a todas as coisas que estão ao nosso redor e formam os sistemas. Será que o lixo que jogamos na rua, a doença que deixamos evoluir nos animais e plantas por não ser, segundo nossa idéias egoístas, problema nosso, não são de fato problema nosso? Onde estamos? Onde pretendemos chegar com tanta falta de sensibilidade? Você já parou hoje para olhar ao seu redor e ver quantas coisas maravilhosas você tem e muitas vezes acham que estão ali só por estar? Você já se permitiu olhar profundamente nos olhos de um animal? De acariciá-lo? Já se permitiu hoje admirar uma flor? O mar? As estrelas, a brisa, o sol? Se não, te convidaria para ter um dos dias mais gratificantes da sua vida. E se depois desse dia você resolver olhar com o coração e com a alma, não se envergonhe de chorar, sorrir, amar profundamente, gritar pela felicidade e amar as espécies viventes, elas são parte de um planeta que você também faz parte e habita. Você não é dono desse ecossistema, você faz parte dele e precisa respeitá-lo para que ele continue te dando subsídios que você precisa para ter uma viva saudável e desfrutar de tudo que ele tem de bom.

Esse vídeo nos faz parar e pensar sobre muitas das atitudes do Ser (DES) Humano. Vamos construir um mundo melhor de PAZ, AMOR e HARMONIA.

Parte 1 e 2


http://www.youtube.com/watch?v=friBMW0cwHM

http://www.youtube.com/watch?v=BqqPVjBd5wY&feature=related


Para refletir:

Diferença entre Ver e Olhar

O ver... conota um observador desatento, que abarca uma imagem como um todo, é como uma visão que não se rompe...

O ver não se fixa num ponto específico, não foca.

A visão supõe um mundo pleno, inteiro e crê no seu acabamento e totalidade, ela opera por soma, acumulação e envolvimento...

Já o universo do olhar... caracteriza-se pelo oposto.

O olhar investiga, indaga, rompe a imagem...

É sempre direcionado e atento. O olhar dá lugar a uma espécie de lusco-fusco de zonas claras e escuras, fixa-se... ao contrário da visão, que se dispersa num todo.

A partir deste paralelo compreende-se que a separação entre estas duas formas de observação tem-se tornado, cada vez mais clara, o homem tem visto, entretanto, não tem olhado o mundo em que vive...
Por Maria Pena Monteiro
www.mariapenamonteiro.com

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito do texto .... vou olhar com mais atenção viu rsrsrs bj