terça-feira, 2 de junho de 2009

Princípios pedagógicos para uma sociedade sustentável


Para entender o que é ecopedagogia precisamos começar por explicitar o que é pedagogia e o que é sustentabilidade. Pedagogia é também definida como o trabalho de promoção da aprendizagem através de recursos necessários ao processo educativo no cotidiano das pessoas. A vida cotidiana é o lugar do sentido da pedagogia, pois a condição humana passa inexoravelmente por ela. A mídia eletrônica, nos interligando ao mundo todo, não anula esse lugar, pois a revolução eletrônica cria um espaço acústico capaz de globalizar os acontecimentos cotidianos . É o que chamamos, nas Organizações Não-Governamentais (ONGs), de “global”. O cotidiano e a história fundem-se num todo. A cidadania ambiental local torna-se também cidadania planetária. Mas, “não podemos falar em cidadania planetária excluindo a dimensãosocial do desenvolvimento sustentável” . Essa advertênciade Francisco Gutiérrez é esclarecedora pois é preciso distinguir um ecologismoelitista e idealista, de um ecologismo crítico que coloca o ser humano no centro do bem-estar do planeta. Só que “... o bem-estar não pode ser só social, tem deser também sócio-cósmico...”, como afirma Leonardo Boff (1996: 3). O planeta é a minha casa e a Terra, o meu endereço. Como posso viver bem numa casa mal arrumada, mal cheirosa, poluída e doente? Para Francisco Gutiérrez, parece impossível construir um desenvolvimento sustentável sem uma educação para o desenvolvimento sustentável. Para ele, o desenvolvimento sustentável requer quatro condições básicas. Ele deve ser:
1. economicamente factível
2. ecologicamente apropriado
3. socialmente justo
4. culturalmente eqüitativo, respeitoso e sem discriminação de gênero.
Essas condições do desenvolvimento sustentável são suficientemente claras, auto-explicativas. O desenvolvimento sustentável, mais do que um conceito científico, é uma idéia-força, uma idéia mobilizadora, nesta travessia de milênio.A escala local tem que ser compatível com uma escala planetária. Daí a importância da articulação com o poder público. As pessoas, a Sociedade Civil, em parceria com o Estado, precisam dar sua parcela de contribuição para criarcidades e campos saudáveis, sustentáveis, isto é, com qualidade de vida.

Um comentário:

Cris disse...

Adorei colega. A ecopedagogia é algo para se pensar mesmo e com certeza deve ser discutida em uma maior escala. Parabéns pela postagem.