quarta-feira, 20 de maio de 2009

SUSTENTABILIDADE E OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES




Por Cristiane Prazeres *

A comunicação deveria está envolvida com as novas perspectivas de um mundo sustentável mas o que vemos a todo momento é que na prática não é o que acontece. Fico, quando me resta um pouquinho de paciência, analisando os programas de tv e na sua maioria eles induzem o consumidor a ser consumista. Não vou ser radical e dizer que todos são ruins mas na sua maioria não tem essência, são sensacionalistas e buscam o imediatismo. Por isso acho essencial que nós educadores trabalhemos o senso crítico nos nosso estudantes a fim de colaborarmos para que sejam formadores de opiniões e não meros expectadores e entendam de uma vez por todas que somos responsáveis diretos pelas mudanças que estão ocorrendo no planeta, que enquanto espécie vivente temos obrigação de zelar por um espaço sadio e equilibrado pois o planeta terra não é propriedade do homem mas apenas sua morada temporária.
Sustentabilidade não é algo fácil, não se constroi de um dia pra outro. No conceito que se tenta passar requer pesquisa, investimento, incentivo.
Tenho um visão um tanto quanto radical com relação ao conceito de sustentabilidade, vejo como mais um modismo ou alternativa de um grupo que precisa crescer economicamente de maneira acelerada e para ser ecológico ou está dentro de um padrão aceitável, adota tal comportamento. Pessoas pronunciam "sustentabilidade" sem nem saber do que se trata, quais seus principios e real eficiência. Tenho minhas dúvidas a respeito de todas as perpectivas que estão sendo formada sobre sustentabilidade, acho que sustentabilidade é algo muito além do que se emprega hoje. Ter visão sustentável é entender o porque de cada acontecimento da natureza, é preciso antes de olhar para fora olhar para dentro de si, entender nossa essência enquanto ser dentro desse contexto, a natureza a todo instante nos da muitas respostas mas no mundo imediatista que vivemos não temos tempo, porque o lucro fala mais alto, sempre.
Vai um questionamento: como trabalhar sustentabilidade num mundo tão capitalista?

Nenhum comentário: