quarta-feira, 20 de maio de 2009

A SACOLA PLÁSTICA DE CADA DIA...


Por Cristiane Prazeres*

A cada ano aumenta o número de moradores da Terra e com isso a grande quantidade de lixo que é produzido de maneira exagerada vem sendo uma das principais preocupações dos cidadãos ecológicos. Os plásticos, inventado em 1909 segundo literatura de Burne (Burne, 2001) trazem problemas sérios de descarte. Penso, por exemplo, que vender sacolas de tecido ao invés de doar sacolas plásticas não resolverá um desses problemas. Basta pensarmos o seguinte: Se não usamos a sacola plástica doada pelo mercado onde a dona de casa colocará o lixo? Sem elas, como descartar ? Quais são as alternativas? Sempre tem alguem para fazer esses questionamentos. Comprará sacos plásticos não bio degradável no mercado? A única diferença nesse caso é que, com certeza, a pessoa gastará menos sacolas, pois pesará no bolso e o mercado lucrará com a venda dos sacos. Eles irão da mesma maneira parar no ambiente e no estômago de centenas de animais.
Mas vamos lá, você poderia dizer: Vamos voltar ao tempo que o lixo era acondicionado em baldes que posteriormente eram recolhidos para serem reutilizados. Sinceramente, você acha que alguém a essa altura do campeonato se comprometeria em fazer isso? Com certeza não. Então, o que fazer? A lei está aí e os mercados terão um prazo de três anos para se ajustar. Penso que deveria se pensar no plástico biodegradável para o mercado e não a substituição pelas sacolas de pano. E você o que acha? Dê sua opinião a respeito.

4 comentários:

Lourival Andrade Junior disse...

Olá!
Este blog é rico em imagens e discussões sobre temas polêmicos e essenciais à nossa vida.
Daí, precisamos refletir e cuidar melhor do Planeta em que vivemos.
Valeuuuuuuuuu!
Abraços virtuais

elisangela/ adelma/rosangela disse...

Adorei o blog de vocês rico com temas atuais e interessante.Demonstrando uma preocupação que atormenta muita gente hoje em dia principalmente nós professores que é o futuro do nosso Planet e o que podemos fazer hoje para preservá-lo.

cristiane Prazeres disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cristiane Prazeres disse...

Com certeza é sim uma preocupação de nós professores. Nunca irei me esquecer da fala de uma colega num curso quando ela falou " A nossa responsabilidade é grande perante a sociedade mas se nos dão essa responsabilidade é porque acreditam na força de mobilização que nós professores temos. Muitas pessoas podem até achar que nós educadores não temos um papel tão importante mas temos sim e é por isso que temos que sacudir a sala de aula com esses temas tão polêmicos. Obrigado pela colaboração de vocês. Sejam bem vindos